Seja bem-vindo
Belo Horizonte,27/06/2026

  • A +
  • A -

Trabalhadores terceirizados da Replan, em Paulínia, são agredidos e ficam feridos durante greve

g1.globo.com
Trabalhadores terceirizados da Replan, em Paulínia, são agredidos e ficam feridos durante greve
Publicidade


Greve de trabalhadores terceirizados da Replan acontece desde o último dia 15
Sindipetro
Trabalhadores terceirizados da Refinaria de Paulínia (Replan), a maior da Petrobras, foram agredidos e ficaram feridos durante uma greve na madrugada desta sexta-feira (26), nos arredores da companhia, na Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332).
A paralisação acontece desde o último dia 15 e reivindica reajuste salarial de 9% e melhorias em benefícios — entenda as reivindicações abaixo.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), há registro de que dois homens, de 43 e de 49 anos, ficaram feridos. As vítimas participavam da greve, quando cerca de 15 homens, armados e encapuzados, começaram a agredir os grevistas.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no Whatsapp
Houve disparos de arma de fogo no local e carros ficaram danificados. O caso foi registrado como lesão corporal, dano e disparo de arma de fogo na Delegacia de Paulínia, que solicitou perícia aos veículos e exames do Instituto Médico Legal (IML) às vítimas.
Em nota, a Replan disse que não recebeu notificação formal sobre a ocorrência, mas tomou conhecimento do caso e, imediatamente, comunicou o fato às empresas prestadoras de serviço envolvidas.
"A Petrobras repudia qualquer forma de violência e reforça que eventuais ocorrências dessa natureza devem ser apuradas pelas autoridades competentes", completou.
Ferimentos
Vídeo mostra suposta vítima com ferimentos após ter sido agredida durante greve
Reprodução
O g1 teve acesso a um vídeo supostamente gravado por uma das vítimas. Nele, o homem conta que "a porrada comeu" e que "estouraram a minha cabeça com um taco de beisebol". Na sequência, ele diz que "apontaram quatro pistolas para mim" e "deram tiros para o alto".
Segundo um advogado dos feridos, o trabalhador que aparece no vídeo recebeu 36 pontos na cabeça, enquanto outro homem está internado no Hospital Municipal de Paulínia. A SSP, no entanto, não confirma a relação dessas vítimas com o caso.
Greve
Replan, em Paulínia
Marcos Peron
A greve de trabalhadores prestadores de serviço na indústria da construção civil e manutenção industrial da Replan vem sendo realizada desde o último dia 15 e é coordenada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) e pelo Sindicato Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo (Sindipetro).
Entre as principais reivindicações estão:
Reajuste salarial de 9%;
Melhorias em benefícios;
Aumento do vale-alimentação;
Aumento do café da manhã;
Aumento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR);
Aumento da cesta natalina.
De acordo com a FUP, algumas empresas têm sinalizado disposição para avançar nas negociações, mas outras ainda mantêm propostas consideradas insuficientes pelos funcionários.
Apesar de haver uma determinação judicial que estabelece a manutenção de parte das atividades, a categoria confirmou que os trabalhadores seguem mobilizados por conta da falta de avanços nas negociações.
O coordenador-geral do Sindipetro, Steve Austin, repudiou as agressões e cobrou avanços nas negociações.
"Se existe conflito aqui, é um conflito entre trabalhadores e empresas. É luta de classes. Não existe luta de classes com violência. Se alguém está promovendo violência, são as empresas que não estão respeitando o direito de greve e a livre manifestação dos trabalhadores", disparou.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.