TRE multa governadora do Pará Hana Ghassan por propaganda eleitoral antecipada em outdoors

Hana Ghassan (MDB) assumiu o Governo do Pará, após saída de Helder Barbalho (MDB).
Reprodução / Agência Pará
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) decidiu, por unanimidade, multar a governadora Hana Ghassan (MDB) por propaganda eleitoral antecipada relacionada às eleições de 2026.
O g1 solicitou nota da assessoria da governadora, mas, até a última atualização desta reportagem, ainda não havia obtido retorno. Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A Corte entendeu que outdoors espalhados por municípios paraenses "extrapolaram a simples mensagem comemorativa" e passaram a fazer "projeção política da imagem da então vice-governadora". O órgão eleitoral já havia determinado a retirada dos outdoors.
A decisão foi tomada na sessão plenária desta terça-feira (23), com acompanhamento integral do voto do juiz relator Marcus Alan de Melo Gomes. A multa fixada para Hana Ghassan foi de R$ 155 mil.
Agora no g1
Outdoors e projeção política
As representações foram apresentadas pelo PSB no Pará e pela federação PSOL-Rede. Segundo as ações, dezenas de outdoors padronizados foram instalados em diferentes cidades do estado com a imagem de Hana em destaque, sob o pretexto de felicitações de aniversário.
As peças traziam expressões como “Pode vir 2026”, “Agora e no Futuro” e “Bora avançar mais”, além de reforço visual à palavra “Governadora”, o que, na avaliação da Corte, configurou propaganda eleitoral antecipada.
Justiça Eleitoral determina retirada de outdoors de Hana Ghassan por propaganda antecipada.
Reprodução
Com a condenação, o caso passa a integrar a lista de decisões do TRE-PA que miram a publicidade fora das regras do calendário eleitoral de 2026.
Outras multas
Além da governadora, o TRE-PA também puniu autoridades que, segundo o processo, "tinham conhecimento prévio e participaram da divulgação das peças em seus municípios".
Receberam multa de R$ 5 mil cada um os prefeitos Mário Ribeiro da Silva Júnior, de Bragança; Fabrício Batista Ferreira, de São Félix do Xingu; Loredan de Andrade Mello, de Altamira; e Valbetânio Barbosa Milhomem, de Bannach.
O deputado estadual Eraldo Pimenta (MDB) também foi multado, no valor de R$ 7,5 mil.
O g1 também solicitou posicionamento de cada um dos multados, mas também não obteve retorno até a última atualização da reportagem.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia mais notícias do estado no g1 Pará





COMENTÁRIOS