BH sedia 4º Seminário Internacional de Segurança Alimentar com premiação inédita e programação que une debate, arte e gastronomia
BH sedia 4º Seminário Internacional de Segurança Alimentar com premiação inédita e programação que une debate, arte e gastronomia
MARCELO ERNESTO SILVA
Belo Horizonte recebe a partir desta quarta-feira (24), a 4ª edição do Seminário Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Com o tema “Abastecimento Alimentar, Emergência Climática e Fome”, o encontro reúne gestores públicos, especialistas, pesquisadores e representantes da sociedade civil durante três dias de debates, troca de experiências e construção de soluções para sistemas alimentares mais resilientes, sustentáveis e justos.
Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com a FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) e o ICLEI – Governos Locais para a Sustentabilidade, o seminário ultrapassou a marca de 500 inscritos e conta com a participação de 111 municípios brasileiros, além de representantes da África, Chile, Peru, Colômbia, Argentina, Roma e Escócia. O apoio institucional vem do Conselho Federal de Nutrição, do Instituto Comida do Amanhã e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.
Três dias de debates e experiências
A abertura oficial, realizada no Teatro Francisco Nunes (Parque Municipal Américo Renné Giannetti, Avenida Afonso Pena, 1.321 – Centro), contou com a presença da secretária municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Darklane Rodrigues, e de autoridades como a diretora da Divisão de Sistemas Agroalimentares da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura - FAO, Corinna Hawkes, a secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome – MDS - Lilian Rahal, representando o Iclei américa do sul - Governos Locais pela Sustentabilidade – Thiago Grego, o chefe geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Milho e Sorgo, Vinicius Pereira Guimarães, além do presidente da Belotur, Eduardo Cruvinel, do secretário Municipal de Relações Institucionais, Cheng, do secretário Municipal do Meio Ambiente, João Paulo Menna, do secretário Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de Curitiba, Leverci Silveira Filho, além de representantes da Conab, Embrapa, Senac e várias cidades brasileiras.
Ainda neste primeiro dia, à tarde, três atividades simultâneas ocupam diferentes espaços (Sede da PBH e P7 Criativo): o painel “Construindo convergências para sistemas alimentares urbanos resilientes”, o Encontro da Agricultura Familiar e uma Aula Temática. No mesmo local, ao final do dia, serão apresentados os de relatos de pesquisas e experiências. “Este 4º seminário Internacional com o tema abastecimento alimentar, emergência climática e fome vem para unir forças. O tamanho do desafio exige a cooperação de todos: entre países, entre municípios e entre a ciência e a política.”, destacou Darklane Rodrigues.
Na quinta-feira (25), o painel central “Abastecimento alimentar, emergência climática e fome – desafios do século XXI e caminhos de superação” dá o tom da manhã. Em seguida, um talk show reunirá Márcia Ribeiro (Secretária Executiva de Segurança Alimentar de Recife), Julia Ninahuaman Velasques (presidenta da Rede de Ollas Comunes de Pachacámac, Peru) e Paula Ribeiro Guimarães (Coordenadora da CAFA/Rede Sisal) para debater o abastecimento a partir de sistemas alimentares sustentáveis.
À tarde, três oficinas simultâneas aprofundam temas como parcerias globais, políticas públicas de abastecimento e os impactos das mudanças climáticas sobre a alimentação urbana. O encerramento do segundo dia, às 17h, na sede da PBH, será marcado pela premiação de soluções inovadoras apresentadas por pesquisadores, gestores, agricultores e organizações sociais que se destacaram no enfrentamento à fome e no fortalecimento das políticas de abastecimento.
Na sexta-feira (26), o evento se despede com visitas técnicas a equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) da capital mineira.
Arte, cultura e gastronomia como parte da reflexão
O seminário vai além dos debates: a programação artística integra o conteúdo do evento, valorizando saberes populares, tradição e memória. A abertura, no dia 24, será aquecida pelo Grupo Cultural Meninas de Sinhá, que conduz um cortejo musical do hall de entrada até o interior do Teatro Francisco Nunes, a partir das 9h. Formado por moradoras do Alto Vera Cruz e Taquaril – com idade média de 75 anos –, o grupo é referência em arte e transformação social, com passagens por palcos nacionais e internacionais.
Já na manhã desta quinta-feira (25), às 8h30, o Coral da Escola Municipal Professor Tabajara Pedroso se apresenta na Sede da PBH (Avenida Afonso Pena, 1.212), levando a força da educação musical infantil ao centro das discussões.
Às 16h30, a Cia 5Só – companhia de teatro marginal formada por artistas negros, mulheres e LGBTQI+ das periferias de BH – realiza um sarau de poesia, também na sede da PBH. O grupo, que já venceu festivais como o Cenas Curtas e o Guarnicê, traz a potência da palavra e da performance para provocar reflexões sobre cidade, corpo e resistência.
Um dos destaques gastronômicos fica por conta do chef Stanley Albano, do espaço MandakNega. Às 17h30 do mesmo dia, ele apresenta a intervenção artístico-gastronômica “O Pastel de Angu” – uma releitura do tradicional tira-gosto mineiro, criada a partir de saberes ancestrais afro-indígenas. Stanley, que é multiartista e pesquisador da cozinha de oralidade, já representou BH no programa “Geladeira em Ação” (GNT) e tem sua trajetória marcada pelo resgate da culinária afro-brasileira.
Feira de encerramento celebra diversidade e tradição
O encerramento do seminário, na noite de quinta-feira (25), a partir das 18h, será uma grande festa aberta ao público na Rua Goiás, 14 (quarteirão fechado atrás da Sede da PBH). A Feira de Encerramento reunirá atrações musicais e culturais gratuitas, com discotecagem do Ponto Nordeste, movimento que há mais de uma década leva o forró pé-de-serra ao centro da cidade, democratizando o acesso à cultura, e o show do Bloco Timbaleiros do Ghetto, que anima a noite com sua batucada e energia. A programação ainda conta com a Blitz Arraial de Belô, em parceria com a Belotur, celebrando o período junino e a cultura popular mineira.
As intervenções artísticas são realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e do Programa Rede de Identidades Culturais, com a Secretaria Municipal de Educação (SMED) e com a Belotur, reforçando o compromisso da cidade em aliar segurança alimentar, sustentabilidade e valorização dos fazedores de cultura.





COMENTÁRIOS