Seja bem-vindo
Belo Horizonte,24/06/2026

  • A +
  • A -

TRE multa governadora do Pará Hana Ghassan por propaganda eleitoral antecipada em outdoors

g1.globo.com
TRE multa governadora do Pará Hana Ghassan por propaganda eleitoral antecipada em outdoors
Publicidade


Hana Ghassan (MDB) assumiu o Governo do Pará, após saída de Helder Barbalho (MDB).
Reprodução / Agência Pará
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) decidiu, por unanimidade, multar a governadora Hana Ghassan (MDB) por propaganda eleitoral antecipada relacionada às eleições de 2026.
O g1 solicitou nota da assessoria da governadora, mas, até a última atualização desta reportagem, ainda não havia obtido retorno. Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A Corte entendeu que outdoors espalhados por municípios paraenses "extrapolaram a simples mensagem comemorativa" e passaram a fazer "projeção política da imagem da então vice-governadora". O órgão eleitoral já havia determinado a retirada dos outdoors.
A decisão foi tomada na sessão plenária desta terça-feira (23), com acompanhamento integral do voto do juiz relator Marcus Alan de Melo Gomes. A multa fixada para Hana Ghassan foi de R$ 155 mil.
Agora no g1
Outdoors e projeção política
As representações foram apresentadas pelo PSB no Pará e pela federação PSOL-Rede. Segundo as ações, dezenas de outdoors padronizados foram instalados em diferentes cidades do estado com a imagem de Hana em destaque, sob o pretexto de felicitações de aniversário.
As peças traziam expressões como “Pode vir 2026”, “Agora e no Futuro” e “Bora avançar mais”, além de reforço visual à palavra “Governadora”, o que, na avaliação da Corte, configurou propaganda eleitoral antecipada.
Justiça Eleitoral determina retirada de outdoors de Hana Ghassan por propaganda antecipada.
Reprodução
Com a condenação, o caso passa a integrar a lista de decisões do TRE-PA que miram a publicidade fora das regras do calendário eleitoral de 2026.
Outras multas
Além da governadora, o TRE-PA também puniu autoridades que, segundo o processo, "tinham conhecimento prévio e participaram da divulgação das peças em seus municípios".
Receberam multa de R$ 5 mil cada um os prefeitos Mário Ribeiro da Silva Júnior, de Bragança; Fabrício Batista Ferreira, de São Félix do Xingu; Loredan de Andrade Mello, de Altamira; e Valbetânio Barbosa Milhomem, de Bannach.
O deputado estadual Eraldo Pimenta (MDB) também foi multado, no valor de R$ 7,5 mil.
O g1 também solicitou posicionamento de cada um dos multados, mas também não obteve retorno até a última atualização da reportagem.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia mais notícias do estado no g1 Pará




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.