Pisa na Fulô e Ceumar marcam edição junina do “Música de Domingo”
Pisa na Fulô e Ceumar marcam edição junina do “Música de Domingo”
ISADORA MACIEL POEIRAS SANTOS
No próximo domingo (28), às 11h, o público poderá presenciar um encontro para lá de especial no embalo do forró. Será realizado no Teatro Francisco Nunes o show “Pisa na Fulô convida Ceumar”, apresentação que reúne o bloco belo-horizontino, considerado o primeiro dedicado ao forró no Carnaval de BH, e a cantora, compositora e instrumentista, que traz na carreira oito álbuns e parcerias com Alice Ruiz, Chico César e Zeca Baleiro.
O show faz parte do “Música de Domingo” e integra a programação junina do Circuito Municipal de Cultura, que é promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon. Mais informações podem ser obtidas no site do projeto e no Portal PBH.
Contando com releituras de clássicos do forró, xote, xaxado e baião, além de canções inéditas, o show dá continuidade à parceria inaugurada no Carnaval de Belo Horizonte deste ano, renovando e reforçando a afinidade entre o bloco e a cantora. Os ingressos são gratuitos, estão disponíveis pelo Sympla e também para retirada na portaria do teatro, no dia do evento.
O Pisa na Fulô é um bloco de forró carnavalesco que agita as terças de Carnaval de Belo Horizonte, desde 2015, e é referência no cenário artístico da cidade. A proposta é cultivar e propagar a cultura nordestina por meio da música e garantir uma pitada de chamego ao público folião.
A banda do bloco conta com as vozes das cantoras Drica Mitre e Gabi Salomão, as sanfonas de Thiago Gazinelli e Max Hebert, além do balanço do trio de percussionistas Daniela Ponce, Pedro Gontijo e Rafa Tibeiça, que se dividem entre zabumba, congas, caixa, pandeiro, triângulo e agogô de coco. A produção do coletivo é de Marina Faria.
Ceumar nasceu na região da Serra da Mantiqueira, no Sul de Minas, e começou a cantar e tocar muito jovem. Aos 16 anos, ganhou a categoria Melhor Intérprete do Festival de Itanhandu. Ao se mudar para São Paulo, trabalhou com grandes artistas da música popular brasileira, como Zeca Baleiro, que produziu o disco de estreia da cantora: “Dindinha”.
A artista fez turnê pela Europa, quando viveu por cinco anos em Amsterdã (Holanda), e se apresentou em países como Itália, França, Portugal e Bélgica. Sua discografia, iniciada em 1999, continuou com os trabalhos “Sempre Viva” (2003), “Achou” (2006), “Meu Nome” (2009), “Ceumar & Trio Live in Amsterdam” (2010), “Silencia” (2014), “Viola Perfumosa – Homenagem à Inezita Barroso” (2018) e “Espiral” (2019).
Música de Domingo
Realizado desde a década de 1950 – com interrupções entre 2009 e 2019 e durante a pandemia de Covid-19 –, o Música de Domingo é um projeto especial do Teatro Francisco Nunes e está intimamente conectado à história cultural de Belo Horizonte. A iniciativa proporciona programação gratuita, que abarca as mais variadas facetas da música instrumental e cantada.
Entre setembro de 2022 e setembro de 2024, período em parceria com o Instituto Odeon, foram realizadas 19 edições, com público total de aproximadamente 4 mil pessoas, com atrações como “Percussão Circular convida Sérgio Pererê”, “Aline Calixto”, "Roger Deff", "Toninho Horta" e "Samba Marku".
Circuito Municipal de Cultura
Projeto estratégico da Prefeitura Belo Horizonte, o Circuito Municipal de Cultura tem como objetivo promover a descentralização e a democratização do acesso à cultura por meio de uma programação artístico-cultural ampla e contínua, atendendo a todas as regionais da cidade, valorizando e fomentando a produção cultural local.
Lançado em 2019, desde então o projeto tem promovido shows, espetáculos cênicos, intervenções urbanas, exibição de filmes e mostras temáticas, além de atividades de reflexão e formação em diferentes linguagens artísticas, reforçando seu importante papel de fomento.
Serviço
Projeto “Música de Domingo” | Show “Pisa na Fulô convida Ceumar”
Data: Domingo (28), às 11h
Local: Teatro Francisco Nunes (Avenida Afonso Pena, 1.321 – entrada pelo Parque Municipal Américo Giannetti)
Ingressos: gratuitos, com retirada antecipada pelo Sympla e 30% disponíveis na bilheteria do teatro (abertura duas horas antes do início do evento)
Acessibilidade: Libras





COMENTÁRIOS